Dentre esses recursos podemos citar o binding entre tabelas e formulários, e os objetos do modelo negócios; botões prontos para as funções de CRUD; uma template que agiliza a crição de aplicções MDI (Multiple Document Interface); entre outros.
Para um exemplo mais detalhado sobre os recursos citados consulte a src demo do framework na página de download do mesmo. Thiago Vespa também exemplifica de maneira interessante esses recursos.
Desenvolvimento do lado do servidor
Embora os componentes para desenvovimento desktop sejam mais úteis e produtivos do que os componentes Swing tradicionais, eles não são, na minha opinião, o recurso mais interessante disponíbilizado pelo OpenSwing.
O recurso mais interessante na minha opinião é a possibilidade de desenvolver aplicações Swing com processamento do lado do servidor de maneira muito simples. O programador sequer precisa utilizar diretamente as classes networking de Java, nem Servlets, para estabelecer essa conexão. Segue um projeto de exemplo passo-a-passo:
Faça download da versão 2.4.5 do OpenSwing em sourceforge.net/projects/oswing/files/oswing/.
Abra sua IDE favorita (estou utilizando NetBeans 7.2) e crie um projeto web chamado AplicaçãoServidor e outro projeto desktop chamado AplicacaoCliente. Para o projeto web utlizei o servidor Apache Tomcat 7.0.34. Observe a estrutura dos projetos recém criados:
Agora você deve adiconar ao classpath dos projetos as classes do framework OpenSwing. Elas estão no diretório build da pasta que você acabou de baixar, OpenSwing2.4.5.
Aplicação Web
O arquivo web.xml de sua aplicação web deve ficar como segue (para mais detalhes sobre a função de cada tag, consulte a documentação online em oswing.sourceforge.net/server.html):
controller org.openswing.swing.server.Controller sessionIdGenerator org.openswing.swing.server.DefaultSessionIdGenerator logger org.openswing.swing.logger.server.ConsoleLogger objectsReceiver org.openswing.swing.util.server.HessianObjectReceiver connectionSource org.openswing.swing.server.PoolerConnectionSource 1 50 controller /controller
Agora faça o deploy de sua aplicação web. Em seguida acesse a seguinte url no seu browser: http://localhost:8082/AplicacaoServidor/controller (meu tomcat está na porta 8082). Se você visualizar a seguinte mensagem, sua aplicação foi publicada corretamente:
Na Parte 2 deste post daremos continuidade ao exemplo, estabelecendo a comunicação entre a aplicação cliente e apĺicação do lado do servidor.
No comments:
Post a Comment