Wednesday, October 18, 2017

Desenvolvimento JavaEE: CDI, JPA, JSF, JTA, WildFly e Maven: parte 1

Aplicações Java Enterprise acessam banco de dados utilizando a API JDBC. Nela os bancos de dados são acessados usando objetos do tipo DataSource, os quais possuem uma série de propriedades que identificam o banco de dados real como a URL do servidor, o nome do banco de dados, senha, etc.

Antes de acessar o banco de dados, a aplicação precisa criar uma conexão, e um objeto DataSource funciona como um factory de conexões entre o banco e a aplicação. Quando o DataSource é gerenciado pelo servidor de aplicações, geralmente a ele é associado um JNDI, que é um nome para o datasource. Assim quando a aplicação demanda uma conexão, ela utiliza o JNDI, o servidor instancia o(s) objeto(s) DataSource e disponibilizam a conexão.

Datasources em servidores Java EE geralmente implementam o poolingque são algoritmos de instanciação de DataSources totalmente transparentes à aplicação os quais otimizam a liberação, abertura e fechamento de conexões com o banco de dados.

DataSources para o banco de dados MySQL no servidor WildFly 10



Faça download da API JDBC do MySQL (mysql-connector-java-5.1.21.jar) e, caso necessário, baixe também o servidor WildFly 10 Java EE7 Full & Web Distribution . No MySQL, crie um banco de dados chamado EmpresaBD.

No WildFly, DataSources também são chamados de módulos. Assim, para acessar o MySQL do servidor precisamos instalar um novo módulo para ele. No diretório raiz do WildFly, há a pasta modules. A partir dela crie os diretórios /com/mysql/main/ da forma que segue:

WILDFLY_HOME/modules/com/mysql/main/

Dentro da pasta main cole o driver do MySQL que você acabou de baixar e crie um arquivo chamado module.xml, o qual conterá a definição do módulo cujo nome é com.mysql. 

A variável JBOSS_HOME aponta para pasta module e os arquivos e pastas criados lá dentro serão usados para carregar o datasource quando o servidor iniciar. O conteúdo do arquivo module.xml deve ser como segue:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<module xmlns="urn:jboss:module:1.1" name="com.mysql"> 
    <resources>
        <resource-root path="mysql-connector-java-5.1.21.jar"/>
    </resources>
    <dependencies>
        <module name="javax.api"/>
        <module name="javax.transaction.api"/>
    </dependencies>
</module>

Salve e feche o arquivo module.xml. A estrutura de diretórios que criamos então fica dessa forma:
  • WILDFLY_HOME/modules/com/mysql/main/mysql-connector-java-5.1.21.jar
  • WILDFLY_HOME/modules/com/mysql/main/module.xml

O módulo que permite acessar o MySQL do WildFly está instalado. Agora só precisamos criar o data source para o banco EmpresaDB. Para isso temos que editar o arquivo standalone.xml passando as coordenadas do banco (usuário, senha, etc.). Esse arquivo está localizado em:
  • WILDFLY_HOME/standalone/configuration/standalone.xml 
Abra esse arquivo, localize a tag <dataSources> e dentro dela cole o seguinte trecho (ajustando usuário e senha de acordo com suas configurações pessoais):
<datasource jta="true" jndi-name="java:jboss/datasources/empresaDB_DS_mysql"
 pool-name="empresaDB_DS_mysql" enabled="true">

 <connection-url>jdbc:mysql://localhost:3306/EmpresaDB</connection-url>
 <driver-class>com.mysql.jdbc.Driver</driver-class>
 <driver>mysql</driver>
 <security>
  <user-name>root</user-name>
  <password>P@ssword1</password>
 </security>

</datasource>

Ainda dentro da tag <dataSources> localize a tag <drivers> e dentro dela cole este trecho:
<driver name="mysql" module="com.mysql"/>
Repare que a tag driver aponta para o módulo que criamos. E o datasource que criamos aponta para a esta tag driver cujo nome é mysql.

Salve e feche o arquivo standalone.xml. Pronto. Inicie o servidor WildFly executando o arquivo standalone.sh (para Linux) ou standalone.bat (para Windows) localizado em WILDFLY_HOME/bin/

Acesse o console do servidor na porta 9990. Clique na aba Configurations, depois vá clicando em Subsystems, DataSources, Non-XA. Localize o datasource criado EmpresaDB_DS_mysql e teste a conexão. Conforme a imagem:



Repare que o nome que registramos, empresaDB_DS_mysql, é o que será usado na aplicação para que ela solicite ao servidor uma conexão com o banco de dados EmpresaDB.

Na parte 2 deste artigo criamos uma aplicação JavaEE que acessa o DataSource.

Confira também!
Relatórios em Java para Iniciantes




Referências:
ĆMIL , Michal; MATLOKA, Michal ; MARCHIONI, Francesco . Java EE 7 Development with WildFly. 2. ed. Birmingham: Packt Publishing Ltd., 2013
       

No comments:

Post a Comment