Wednesday, May 24, 2017

Adicionando Comandos ao PATH do Linux

Se você sabe em qual diretório está o comando que você quer executar, basta digitar o caminho até o arquivo sh e executar. Obviamente isso pode ser inconveniente caso o caminho seja muito longo. Uma forma mais prática é criar um script contendo o comando e seu caminho completo e adicioná-lo a váriável de ambiente PATH.

Alguns diretórios já estão previamente mapeados pelo PATH, de modo que basta colocar o script em alguns desses diretórios para que ele se torne visível de qualquer lugar.

Para saber quais diretórios estão mapeados pelo PATH, execute:
echo $PATH
Um resultado possível do comando é este:
/home/rafael/bin:/home/rafael/.local/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin:/usr/lib/jvm/java-8-oracle/bin:/usr/lib/jvm/java-8-oracle/db/bin:/usr/lib/jvm/java-8-oracle/jre/bin
Os diretórios mapeados estãos separados por dois-pontos.

Exemplo: Executando o servidor GlassFish pela PATH

Na minha máquina o caminho completo para executar o glassFish é

/usr/share/glassfish-4.1.2/bin/asadmin start-domain

Digite alt+F2+gedit+enter

Escreva este conteúdo no editor:
#!/bin/bash
# Script para executar o servidor GlassFish
/usr/share/glassfish-4.1.2/bin/asadmin
A primeira linha é importante e indica que o arquivo será usado como script de execução. Salve o arquivo em /home/bin (que é uma dos diretórios previamente mapeados por PATH) com o nome glassFish_4_1_2

Próximo passo é dar as permissões para que o script possa ser executado. Vá na pasta bin e execute:
chmod 775 glassFish_4_1_2
chmod (change mode) é o comando para alterar as permissões de arquivos. O comando recebe três parâmetros (775) onde o primeiro dígito (7) dá as permissões para o usuário local, o segundo dígito (7) as permissões para grupos de usuários, e o terceiro (5) para outros usuários. O valor 7 concede todas as permissões, leitura, escrita e execução.

Agora, de qualquer lugar do seu sistema, você iniciar o servidor apenas digitando o nome do arquivo que você salvou na pasta home/bin. Passe como parâmetro o valor start-domain, que inicia domínio default do servidor.


De qualquer browser acesse a porta 4848 e veja que a instância do servidor foi iniciada:



Observações

Às vezes ao executar um comando você pode receber uma mensagem de erro dizendo que o comando não foi localizado ou que você não tem permissão para fazer isso. Caso isso aconteça, verifique os seus privilégios, verifique se o comando foi digitado corretamente, utilize o comando sudo. Em algumas versõe do Linux a pasta home/bin pode não existir previamente, nesse caso você terá de criá-la. A versão de Linux utilizada neste post foi o Mint 18 Cinnamon.

No comments:

Post a Comment